Mensagem 1

Esclarecimentos sobre o curso de Ética no uso de Animais

O curso de ética no uso de animais foi formatado para cumprir a uma exigência do CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para mais informações acesse www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-concea/mcti-n-49-de-7-de-maio-de-2021-318712950.

O curso terá dois módulos, sendo um geral, versando sobre a legislação, preenchimento de formulários e aspectos éticos no uso de animais em experimentação. Este será obrigatório a todos os que estejam relacionados como participantes em protocolos submetidos à CEUAIB.
O segundo módulo será específico, abordando vários animais utilizados em experimentação. Esse módulo terá componentes seletivos. O usuário selecionará apenas os animais com os quais trabalhará em seu projeto de pesquisa.
O primeiro módulo do curso foi idealizador para a plataforma Moodle (on-line), com carga horária de 8 horas e poderá ser realizado pela internet (fora do Instituto), em até 30 dias após o primeiro acesso ao link.
O curso será oferecido periodicamente no Instituto Butantan.

Além desse curso, serão aceitos como certificação de capacitação, certificado de cursos de especialização em saúde e de especialização em Biotérios do Instituto Butantan. Também serão aceitos certificados de cursos oferecidos por outras Comissões de Ética e diploma de formação em Medicina Veterinária. Com exceção do diploma de Medicina Veterinária, os demais certificados de capacitação devem ter sido emitidos no período máximo de cinco anos.
 
REUNIÕES 2025
 
MÊS DIA(s)
Limite submissão:
 
Jan - Não há reunião
Fev 18 Data-limite: 31/01
Mar 18 Data-limite: 28/02
Abr 15 Data-limite: 28/03
Mai 20 Data-limite: 02/05
Jun 17 Data-limite: 30/05
Jul - Não há reunião
Ago 19 Data-limite: 01/08
Setembro 16 Data-limite: 29/08
Outubro 21 Data-limite: 03/10
Nov 18 Data-limite: 31/10
Dez 09 Data-limite: 28/11
O uso de animais em experimentos científicos e atividades didáticas é necessário, especialmente para o avanço dos conhecimentos na área da saúde do homem e dos animais.

Os profissionais envolvidos no manejo de animais de experimentação devem ter sempre consciência de que os animais são seres senscientes e que possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.

Os animais utilizados como modelos experimentais são seres vivos que possuem as mesmas características biológicas dos outros animais de sua espécie, com a diferença de estarem sendo privados de sua liberdade em favor da Ciência.

Portanto, devem ser manejados com respeito e de forma adequada à espécie, tendo suas necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários atendidas.

O seguimento de princípios e critérios para a utilização de animais em experimentos científicos e atividades didáticas tem por objetivo monitorar o uso de modelos animais.

Os projetos de pesquisa que utilizam modelos animais devem ser analisados por Comitês de Ética em Pesquisa, ou colegiados similares, visando a qualificação dos projetos e evitando o uso inapropriado ou abusivo de animais.